Com a realidade econômica mundial instável, pode-se afirmar que planejar é primordial para o ser humano. Planejar a vida, estudos, família e a carreira profissional. Planejar a carreira permite que o profissional esteja em constante atualização e em sintonia com as mudanças da sociedade.
A instabilidade econômica requer profissionais preparados para todas as situações, em momentos de crise ou não.
Vale lembrar que a crise é o momento que define algo: para melhor ou pior! E é possível sobreviver profissionalmente nos momentos de crises, e até sair fortalecido delas, adotando algumas medidas para gerenciar a sua carreira e manter o seu valor no mercado. Se o profissional não gerenciar a sua carreira, a empresa o fará e pode não ser do seu agrado.
Os profissionais precisam ser multitarefas. Estratégicos, táticos, entender do operacional, identificar erros e corrigi-los e enfrentar a competitividade, entre outros. .
Mesmo o especialista precisa ser versátil, tecnológico, ter muitas competências!
Tenha maturidade emocional, autoconhecimento, saber quais competências precisa trabalhar para galgar outras posições ou entregar novos resultados. Terceirizar problemas, reclamar e sentir-se preterido? – Busque a ajuda da terapia ou de um coaching!
A comunicação é primordial, pois depende de como eu falo e como o outro interpreta. Deverá sempre ser assertiva!
Tenha um plano estruturado de carreira, programa de sucessão, métricas, prazos. Agregue novos conhecimentos e mantenha-se atualizado com os assuntos relevantes à sua profissão. Algumas áreas exigem atualização quase que diariamente.
É importante ter um objetivo a ser alcançado. Substitua por outro quando alcançar. Assim, o profissional se manterá sempre motivado a conquistar algo novo para a carreira.
O networking é relevante. Estando satisfeito ou não com a posição profissional, nunca se sabe o momento em que precisará de alguém para ajudar na conquista de nova oportunidade.
Mantenha o currículo atualizado. Qualquer atividade relacionada à sua carreira é relevante e deve ser incluída no currículo.
Uma carreira de sucesso e bem sucedida, requer otimismo. Pensamentos negativos podem acabar com as metas e objetivos.
Faça o marketing pessoal! Invista na comunicação com os colegas de trabalho, tenha atitudes positivas e demonstre as suas qualidades.
A flexibilidade no ambiente de trabalho demonstra que você sabe trabalhar em equipe, que está disposto para qualquer eventual mudança e que tem disponibilidade para realizar diferentes atividades dentro da empresa.
Considere também que a imagem reflete o profissional e gera credibilidade. O ser humano quer se relacionar com pessoas bem-sucedidas, alegres, bem-vestidas e que entregam os resultados. Seja pessoa percebida e adequada ao ambiente.
O momento para gerenciar e investir em sua carreira é agora! Busque informações em nosso blog e inicie nova e promissora etapa.