Não é difícil imaginar o estrago que os conflitos podem fazer em um ambiente corporativo e os resultados negativos para a empresa, profissionais e suas carreiras.

Na busca constante pelo sucesso, as empresas requerem muito dos seus colaboradores, colocando-os em situação de ansiedade e estresse, ocorrendo desentendimentos, conflitos, queda na produtividade, entre outros. A maioria dos profissionais, em cargos de liderança, não sabe como resolver conflitos no trabalho, pois é uma das atribuições mais desafiadoras.

Considera-se, em termos, que é importante e até natural algumas divergências no ambiente empresarial. No escritório, compartilha-se o mesmo espaço com pessoas de trajetórias, visões, valores e formações diferentes. E diferentes são as ideias para uma mesma proposta!

Os conflitos no ambiente corporativo podem gerar: queda na produtividade; maior taxa de absenteísmo; desvio do foco do trabalho; maior probabilidade de falhas e erros; maior risco de desenvolvimento de doenças mentais nos colaboradores e diminuição da qualidade de vida no ambiente profissional.

O resultado da pesquisa feita com mais de 6 mil organizações, apontou que os conflitos ocorrem, com frequência, em 70% delas, segundo a Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Os conflitos não nascem repentinamente. O gestor, atento à sua equipe, consegue identificar alguns sinais que algo não vai bem e pode piorar se nada for feito. Alguns indícios, que há desentendimento, podem ser percebidos em um e-mail com respostas agressivas e/ou sarcásticas, a troca de farpas em reunião; a comunicação falha ou inexistente em relação a assuntos organizacionais; lideranças mal instruídas; as diferenças de metas, a competição de recursos e os padrões de desempenho, entre outros. Deve-se agir, o quanto antes, para evitar que algo pequeno se transforme em uma bola de neve descendo a montanha.

Seja qual for o motivo que causou o conflito, algumas atitudes podem resolvê-lo satisfatoriamente:
Investigue as causas mais a fundo.

Mantenha um accountability dos conflitos.
Incentive feedbacks diretos.
Procure resolver todas as questões.
Permita que os profissionais tenham pausa para se acalmar.
Invista em uma boa comunicação.
Proponha brainstorms.
Reúna a equipe para construir uma saída.

Investir em cursos para melhorar o nível da comunicação é também excelente estratégia para evitar problemas futuros. No nosso site, você encontra cursos e consultorias que vão te ajudar na gestão da sua empresa. confira, clicando aqui.

Leave a Reply