O mundo dos negócios busca a satisfação dos clientes, a necessidade de aprimorar os processos da organização e ser o melhor para o concorrente. Como empresas com grandes estratégias entendem como usar métodos e ferramentas de auxílio ao planejamento estratégico, são essenciais para o sucesso.

Diversas metodologias já abordadas e hoje serão uma vez o BSC Balanced Scorecard.

Os professores Kaplan e Norton, da Harvard Business School, criaram o BSC e em 1992 lançaram o primeiro artigo sobre o conceito: ferramenta como forma de registro de resultados e definição de objetivos. No entanto, use diversos tipos de indicadores, por exemplo, como a satisfação dos clientes e a qualidade também são fatores essenciais para o sucesso.

A sigla BSC, traduzida como Indicadores de Desempenho de Balanceamento ou Conjunto de Objetos, que guarda todos os colaboradores uma visão rápida e abrangente da estratégia da empresa. São três os passos essenciais para criar uma boa gestão: descrição, uso e gerenciamento, afirma Kaplan e Norton.

O BSC é uma ferramenta facilitadora, como um painel de controle, que ajuda a equipe a desenvolver para alcançar objetivos comuns. É um modelo de avaliação e desempenho organizacional. Ele dá atenção aos indicadores, que permite que o gestor oriente o seu negócio de forma segura e satisfatória, diminuindo a margem de erros.

Como uma ferramenta de gerenciamento ou BSC também pode ser usada para medir o desempenho organizacional, definir metas (membros e equipe), remuneração, alocação de recursos, planejamento, orçamento, feedback e aprendizagem estratégica.

Um aspecto interessante do Balanced Scorecard é o Mapa Estratégico: ferramenta que ajuda a implementar a estratégia da empresa. De representação visual, o mapa é uma demonstração das medidas importantes usadas com foco no desenvolvimento.

Os benefícios do Balanced Scorecard do BSC são:

– permite melhores respostas do futuro;

– permite uma melhoria de resultados;

– coloca em prática os planos de ação;

– melhoria contínua da qualidade e desempenho;

– monitoramento, monitoramento e direcionamento de ações;

– favorecer a comunicação e feedback entre uma equipe;

– promove ajustes e correções nos planos de ação;

– alinhamento de indicadores-chave com os objetivos estratégicos da organização;

– estimule uma cultura de aprendizado.

É uma metodologia complexa, porém, eficaz! Implantar ou BSC na sua empresa traz diversos benefícios, mas exige certos cuidados. Atrelar o método de planejamento estratégico e execução é uma garantia que o mapa estratégico trará bons resultados na orientação, mensuração e suporte para a tomada de boas decisões em toda a organização.

Lembre-se: as empresas só conseguem crescer quando arriscam e passam por alterações. Contudo, é importante uma boa liderança e a gestão de mudanças direcionadas ao seu capital humano! Como as pessoas precisam se adaptar gradualmente, existem alguns pontos chave para o sucesso da estratégia. Pensando nisso, ou convidando para conhecer como certificações Lean Seis Sigma da Bravo DG. Clique aqui e saiba mais.

Leave a Reply